Skip to main content

Novembro Azul: Campanha 2014

Demorou mais chegou o post sobre o Novembro Azul que termina hoje! Deixei o post para o último dia do mês justamente por acreditar que a campanha não deve parar!

Fruto da idealização do Instituto Lado a Lado pela Vida e, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, a campanha Novembro Azul promove ao longo do mês em todo o país, a importância dos homens se conscientizarem e realizarem o exame preventivo do câncer de próstata.

O Novembro Azul

Ao longo do mês todos os estados brasileiros promovem ações que vão desde a iluminação de pontos turísticos e monumentos, a palestras, ações em estádios, intervenções em eventos populares e pedágios em locais de grande circulação, além do fórum no Congresso Nacional e no Senado Federal.

Segundo Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, essas ações tem como referência orientar a população masculina a cuida melhor da sua saúde. Os homens são mais resistentes à ideia de ir regularmente ao médico e, por isso, acabam descobrindo a doença em estágio já avançado.

Depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. Por isso, é importante o exame regular através do toque retal e do PSA periodicamente“, afirma Carlos Corradi Fonseca, presidente da SBU.

A SBU recomenda que homens a partir de 50 anos (45 se houver algum fator de risco) procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, com periodicidade anual.

Sobre o Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Ela acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada.

Em 2014, a estimativa é de que, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, ou seja, a descoberta de 1 caso a cada 7,6 minutos. Em 2011, 13.129 homens morreram em consequência da doença, ou seja, um óbito a cada 40 minutos.

Dúvidas sobre o Câncer de Prostata:

Quais são os exames para detectar a doença?

Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, complementares para o diagnóstico, com periodicidade anual.

Por que não posso só fazer o exame de sangue?

Porque cerca de 10 a 20% dos casos não são detectados pela dosagem de PSA no sangue. O exame de toque e o PSA são complementares.

Quais são os fatores de risco para o câncer de próstata?

• Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos);

• Histórico familiar;

• Raça (maior incidência entre os negros);

• Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos;

• Sedentarismo;

• Obesidade;

É possível prevenir?

Evitar a doença, não. Mas as chances de cura quando diagnosticado precocemente é de 90%.

Quais são os sintomas?

Na fase inicial, quando as chances de cura são maiores, não há qualquer sintoma. Por isso a importância dos exames. Na fase avançada, quando a cura é mais difícil, o paciente pode sentir: vontade de urinar com urgência, dificuldade para urinar e levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro, dor óssea, queda do estado geral, insuficiência renal, dores fortes.

Quais são as opções de tratamento?

De acordo com a fase do tumor e as características do paciente, o médico poderá definir quais as melhores formas de tratamento. Nos estágios iniciais da doença (tumores localizados e localmente avançados) a prostatectomia radical é o tratamento padrão. Consiste em uma cirurgia para retirada da próstata e apresenta altos índices de cura.

Sobre o Instituto Lado a Lado pela Vida

Instituto Lado a Lado pela Vida é uma instituição brasileira sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), idealizada em 2008. Desenvolve conceitos e projetos, além de apoiar e implantar ações voltadas ao campo da humanização em saúde e da atenção integral ao cidadão em diferentes fases da vida.

Sobre a Sociedade Brasileira de Urologia

Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é uma associação científica sem fins lucrativos, representativa dos médicos brasileiros especializados em urologia, especialidade clínica e cirúrgica responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento das enfermidades do sistema urinário de ambos os sexos e do sistema genital masculino.

A entidade foi fundada em 13 de maio de 1926 e possui hoje 27 seccionais espalhadas pelo Brasil, com a função de coordenar e monitorar a atividade urológica nas unidades federativas. A SBU congrega cerca de 5 mil profissionais.

Espero, do fundo do meu coração, que os leitores do blog se sintam mais confiantes em procurar um médico e mais dispostos a cuidar da sua saúde e realizar os exames preventivos. #DribleOPreconceito


Gostou do que leu? Compartilhe! ♥

Ainda não acompanha o Blog da Noka (e a Noka) nas redes sociais? Então vem me dar um oi!

Instagram || Twitter || Facebook ||

Noka

Anna Paula, mais conhecida como Noka, brasiliense, leonina, mercadóloga, nerd de carteirinha, apaixonada por pandas, arqueologia, moda, filmes, livros e cultura no geral e jura que seu planeta de origem é Urano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.